sexta-feira, julho 16, 2004

SACRÉ-COEUR
 
Quando estive em Paris pra visitar o Bruno em 1990, um dos lugares que mais me marcou foi a Igreja de Sacre-Coeur. Era um domingo, com um sol inesperado pra época do ano, novembro, e o astral geral era maravilhoso. Ficou marcado!Agora, nessa viagem, tinha que voltar lá; coisa que a Verinha também queria, claro!
No dia 29 de maio, logo depois de assistirmos, pela TV, o Guga encaçapar o Federer, nos mandamos pra Sacre-Coeur.Metrô, desde a estação de Saint Germain des Pres até Barbes-Rochechouart, uma estação externa, mais antiga, desembarcamos e já sentiamos a presença da Igreja, melhor dizendo, da Basilique du Sacre-Coeur. Caminhamos, junto com a multidão e já de longe vimos a Sacre-Coeur, em sua plenitude. Maravilhosa! Mais um pouco, chegamos ao pé da subida, que fizemos via funicular. Lá em cima, aquela velha e conhecida vista dos tetos de Paris (Les Toits de Paris, de versos e músicas).

PARIS2004-Barbes-Rochechoua.jpgPARIS2004-SacreCoeur2Web.jpg
PARIS2004-SacreCoeurWeb.jpgPARIS2004-SacreCoeur3.jpg
 
Gente que não acabava mais, entramos na Igreja, perdão, Basilique. Já a conhecia, mas é sempre emocionante. Penso em tirar uma fotos e aparece um carinha dizendo que não pode. Mas vejo em todos os lados flashs espoucando. Faço-me de desentendido e, sem espalhafato e sem flashs, saco as minhas fotos. Impressionante o interior da Sacre-Coeur, vitrais e pinturas, altares e nave central, incríveis. Uma coisa divina, mesmo!. Paro, alguns momentos dessa minha ânsia foto-turística, recolho-me e aproveito para fazer minhas preces e meus pedidos.Sinto-me muito bem e feliz; e em paz!
 
PARIS2004-SacreCoeur6.jpgPARIS2004-SacreCoeur8.jpg
PARIS2004-SacreCoeur7.jpgPARIS2004-SacreCoeur5.jpg
 
Saímos e curtimos a Place du Tertre, seus bares e bistrôs, os artistas e retratistas, aquele clima festivo que domina Paris. Ainda damos uma voltinha geral, existem outras igrejas em torno, olho as coisas da arquitetura, maldita mania!, procuramos a escadaria de descida (subimos pelo teleférico., pra baixo todo santo ajuda), e vamos nós. Paramos em um dos patamares dessa bela escadaria, intensamente arborizada, tiramos fotos/registros. O dia está completo e podemos voltar ao hotel, descansar e sair pra novas sortidas.

PARIS2004-SacreCoeur9.jpgPARIS2004-SacreCoeur11.jpg
PARIS2004-SacreCoeur10.jpgPARIS2004-SacreCoeur12.jpg
 
PARDON!!! BASILIQUE DU SACRE-COEUR!!!