sábado, julho 17, 2004

AS PONTES DE PARIS
Essas pontes que cortam cidades, passando de um lado a outro, sempre conferem um ar romântico e nostálgico a qualquer lugar. Por mais importante ou mais insignificante que seja a cidade, o lugarejo, até o bairro. Aqui em Petrópolis não temos grandes pontes, aliás, são todas pequenas, mas tem seu charme, mesmo assim.

Pois bem, Paris, como uma grande parte das cidades européias, tem uma vasta quantidade delas, todas cobertas de histórias, glórias e acontecimentos ilustres. Revejo aqui no mapinha e são 26 pontes (as que cabem no mapinha de turismo!!), alem de duas passagens/passarelas, que dão aquele ar incomparável a cidade.

Nós ficamos em um hotel em Saint Germain des Pres, encostado no Boulevard de mesmo nome, local do bochincho e das coisas mais acontecíveis de Paris. Três chic!!! Nas proximidades, o Musee d´Orsay, uns duzentos metros o Sena e o famoso Rive Gauche com aquelas histórias, artistas e seus quadros, etc.

PARIS2004-Pont-Royal.jpgPARIS2004-Pont-Royal-2.jpg

PARIS2004-Pont-Bir-Hakeim.jpgPARIS2004-Pont-Alex-III.jpg

E as pontes!!! Algumas das mais ilustres, tipo Carrousel, Royal, que dão de cara com o Louvre (do lado de lá), Des Arts e a Neuf, primeira a cortar (na pontinha) a linda Ile de Saint Louis. Essas as bem próximas. Um pouco mais além, a Pont Alexandre !!!, belissima, de cara com o Grand Palis e o Petit Palais. Um verdadeiro luxo!!!

PARIS2004-Pont-Alex-III-2.jpgPARIS2004-Pont-Alex-III-Det.jpg

Dessas, a que mais me encantou foi a Pont des Arts, até pelo nome, de cara! É uma ponte de madeira, sem trânsito de veículos e onde, nas noites gostosas de Paris, a galera vai fazer seus piqueniques, sempre regado a bons vinhos nacionais (claro!), baguetes e queijos, também locais, muita musica e descontração, num ambiente geral de total confraternização. Fica cheia a tal ponte, nessas noites. De dia, local menos movimentado, mas cheio de estudantes de artes que ficam a rabiscar e pintar as paisagens vistas dali. Apaixonante!!!

AH...A PONT DES ARTS!!!
ps: não sei o que aconteceu, mas perdi as fotos que fiz da Pont des Arts; merde!!!!