sábado, julho 24, 2004

JARDIN DU LUXEMBOURG
Um dos pontos mais bonitos e agradáveis da cidade. Passeio obrigatório para visitantes e parisienses. Dava pra sentir, olhando para os usuários, que a grande maioria era local. Um jardim, um parque, pra ninguém botar defeito, emoldurando o lindo Palais du Luxembourg, situado no Boulevard Saint Michel.

PARIS2004-Lux5web.jpgPARIS2004-Lux1Web.jpg
O Palais du Luxembourg e uma vista geral a entrada.

PARIS2004-Lux4web.jpgPARIS2004-Lux6web.jpg
Destaques e a Pelouse. Legal verificar a enorme quantidade de gente, verdadeiro piquenique. Ao lado, outra pelouse (gramado) vazia. Uma simples plaquinha, dizendo que não podia pisar, todo mundo obedece. Que nem aqui!

PARIS2004-Lux7web.jpgPARIS2004-Lux8Web.jpg
Outros jardins, mais internos com os parisienses curtindo o gostoso dia ensolarado.

UM VERDADEIRO LUXO!!! (sem trocadilhos)
O ponto de internet que utilizávamos, ficava em frente a esse maravilhoso jardim.
AU 35
Um bistrô de responsa!
Sempre que viajamos, recebemos dos amigos chegados, indicações de visitas, exposições ou eventos interessantes, e, no caso de Paris, onde se comer bem e gostoso.
Meu amigão Stickel deu-me uma dica, que repasso entusiamadamente, de um bistrô chamado Au 35.

Localizado na Rue Jacob, 35, uma paralela ao Boulevard Saint German des Pres, próximo a igreja de mesmo nome, o local é muito bom. Coincidentemente, era bem próximo ao hotel em que ficamos, uns duzentos metros, se tanto. Preventivamente, voltando do passeio que fizera pela manhã a La Defense, fiz a devida reserva; 21.00 horas, marquei.

No horário, lá estávamos. Gozado é que em Paris, nessa época do ano, o Sol ainda está de fora, dia claro.
Vinho, meia garrafa e uma mineral Pellegrino (Pellegrinô, vraiment!!!), pedimos os pratos.
Verinha, ma femme, natureba que é, pediu uma “ratatouille” de legumes com tomates (tipo cereja, vimos depois) caramelizados. Moi, mais despojado, um peixe com purê, “au basilic”.
Enquanto tomamos parte do vinho, os pratos foram feitos e logo depois chegaram. Como todo bistrô francês, gostosissimos e reduzidos. Acompanham pãezinhos, baguettes cortadas, que serão, como vimos e sentimos depois, devidamente incorporados ao jantar na tarefa de “raspar” o molho, sempre muito bom.(**)
Sobremesa, soufflê de chocolate com sorvete de vanille, delicia de se comer rezando e dando graças aos céus de existirmos.

De fato, meu querido xará acertou em cheio na dica. Maravilha de local e comida!
VALEU, STICKEL!!!

**Reza a lenda que a “raspagem” dos molhos dos pratos, deve-se, sobretudo ao delicioso sabor dos ditos molhos. Não se deve perde-los, nada, nadinha.
Minha leitura diz-me que, além do molho a ser degustado, existe a necessidade de se complementar a refeição, para que a fome seja saciada.
Ça, pour moi, c´est vrai!!!

quarta-feira, julho 21, 2004

MALONGO (claro, Malongô!)
Caminhando e curtindo as ruazinhas vizinhas ao Hotel, pleno St. Germain des Pres, íamos vendo tremendos bares, bistrôs, lojinhas e nos deparamos com essa lojinha de café, da maior qualidade e bom gosto, super bem decorada e diferente.

PARIS2004-malongo-2-web.jpgPARIS2004-malongo-1-web.jpg
PARIS2004-malongo-3-web.jpgPARIS2004-malongo-4-web.jpg

Saquei algumas fotos e , se aceitarem como dica, recomendo o local. Fica na Rue Saint André dés Arts, nas imediações da Igreja de St. Germain dês Pres e no meio do bochincho.
MUITO LEGAL!!!

domingo, julho 18, 2004

ANGELINA (ANGELINÁ, BIEN SUR!!!)

Tremendo local para se comemorar alguma coisa, lá festejei meu aniversário com minha mulher (modestamente, é claro!). Extremamente elegante, localizada na sofisticada Rue de Rivoli, frente ao Jardin des Tuileries.
Sempre cheia, pegamos uma pequena fila e fomos sentar em local para não fumantes.
Atendimento impecável, garçon atencioso e prestativo, pedimos uma Salade Tuileries para mim e uma Omelette de Champingnons pra Verinha, acompanhado de um vinho tinto simples (sempre bons, os vinhos franceses!) Parte integrante de qualquer refeição, as fatias de baguettes. Tudo muito bem preparado e gostoso. A sobremesa foi um Montblanc, uma espécie de merengue com creme e marrom glacê, carro chefe da casa, maravilhosa.

PARIS2004-Angelina-2-Web.jpgPARIS2004-Angelina-5-Web.jpg
Salão e Vitrine de tortas, chocolates, etc

Momentos simples e deliciosos, em um ambiente lotado de visitantes de todas as nacionalidades. Interessante notar, que a despeito da sofisticação do local, super bem decorado, imensos espelhos e lustres, vimos pessoas trajando até simples bermudas, sem maiores pretensões.
Os franceses, bons comerciantes, tem plena consciência do valor dos turistas e do bom retorno de grana que eles proporcionam. Sem frescuras e com muito respeito.
Valeu a pena conhecer e festejar meu aniversário aqui, dica do meu filho Bruno.

PARIS2004-Angelina-4-Web.jpg
O casal satisfeito; satisfeitissimo!

De lá saímos e fomos caminhar pela elegante Rue de Rivoli, vendo as lojas onde os ricos fazem as suas compras. (rsrsrsrsrs)

PARIS2004-Angelina-6-Web.jpgPARIS2004-Angelina-7-Web.jpg
Angelina (Verinha a porta) e arcada da Rue de Rivoli

RECOMENDADÍSSIMO!!!
TOUR EIFFEL
Tinha como certo de que não iríamos a Tour Eiffel. Já conhecia, já tinha ido lá em cima, já era coisa manjada.
Saímos de casa pra ir aoPalais de Tokyo, manhã de 30 de maio (meu niver). Desembarcamos na estação Bir Hakeim, perto da Torre, erramos o endereço do Palais de Tokyo, acabamos debaixo da dita Torre, chuva no lombo, gente pra cacete. Tirei umas fotos e nos mandamos, no trem (Transilien) , pro d´Orsay (lotadão, também).

PARIS2004-TEDeRepente.jpgPARIS2004-TEBaixopraCima.jpg
De repente, a Torre. Ela, vista de baixo

PARIS2004-TEcChaillot.jpgPARIS2004-TEfilas.jpg
Filas e lá atrás o Palais de Chaillot. Mais filas.

Pegamos um táxi, fomos pra Rue de Rivoli, Angelina, pra comemorar o meu aniversário (ver post seguinte)
A chuva parou, o sol apareceu e Paris continuou em festa!
PARIS, SEMPRE UMA FESTA!!!
ps: manjada, ou não, a Tour Eiffel é uma referência imbatível!