sexta-feira, novembro 01, 2002

PRÁ LÁ E PRÁ CÁ

O comandante da PM, coronel Braz exonerou o diretor da casa de Custódia de Bangu, após a rebelião do dia: ontem para hoje. Perfeito!!

Enquanto isso o coronel que comanda o quartel da PM onde acharam os celulares na cela do Maluco permanece no seu posto. Errado!!!

NO DOS OUTROS....É REFRESCO!!!
FERNANDO HENRIQUE ENTREVISTADO

Exemplo de dignidade e moderação a fala do (meu) Presidente ontem na TV Globo!!!

Continuando com o verdadeiro exemplo de democracia, educação e civismo, o nosso Presidente falou franca e abertamente sobre diversos assuntos, mostrando o tempo todo como um verdadeiro estadista deve se comportar.


FH; EXEMPLO PARA TODOS!!!
MÃO À PALMATÓRIA

Malhei incessantemente o Fanfarrão Gaúcho, ex-Renato Gaucho. Iniciou seu trabalho no Fluminense com o rei na barriga, deitando falação e outras presepadas. Fuzilei o cara!!!

Mas o tempo e as derrotas iniciais se encarregaram de colocar o Fanfarrão Gaúcho em sua verdadeira posição e ele diminuiu a verborragia, resolveu botar a mão no trabalho, e os resultados começaram a aparecer. O Fluminense voltou a vencer e hoje está bem colocado e ameaçando conseguir a classificação.

Assim como malhei, agora tenho que elogiar o Renato Gaúcho, ex-Fanfarrão Gaúcho!!!

PARABÉNS RENATO GAUCHO; MENOS FALAÇÃO E MAIS TRABALHO!!!

quinta-feira, outubro 31, 2002

MENGÃO/MENGUINHO

Parece que o meu time está rigorosamente convencido de que não pode ganhar. Os caras já entram em campo derrotados.
Baixou um auto-descrédito em todos e eles não conseguem fazer nada que preste. Aí, fica o coitado do Athirson, correndo feito doido, prá lá e prá cá, tentando fazer de tudo. Dá pena ver um jogador como ele jogado no meio de tantas nulidades e, pior, sem qualquer compromisso com o ato de vencer.

REMÉDIO CORRETO, INFELIZMENTE: COMEÇAR TUDO DE NOVO, PELA SEGUNDONA!!!

quarta-feira, outubro 30, 2002

FREI BETO E O PÃO MOLHADO

Querendo valorizar, mais do que já foi (justificadamente!!!) a vitória e a vida de luta do Lula, o Frei Beto aparece agora com uma história dos tempos difíceis de sua (dele, Lula) chegada a São Paulo.
Descobriu que ele tinha que usar o banheiro de um botequim, já que não tinha em casa, e precisava molhar o pão duro e dormido, todos os dias, pra poder comer.

Valorizar a tremenda epopéia que foi a trajetória do Lula, vá lá. Ele merece!!!
Inventar estórias, tipo cordel, para agigantar as coisas, é demais!!!

MENOS, COMPANHEIRO!!!
FH E LULA; ENCONTRO MEMORÁVEL!!!

As imagens não deixam dúvidas!!!

Dificilmente o encontro do Presidente Fernando Henrique com o candidato Serra, se eleito fosse (ops!), seria tão efusivo como foi com o Lula. Foi muito bonito!!!

Acredito que ninguém imaginaria alguma coisa diferente, em termos de educação e civismo, do nosso Presidente. FH é um democrata e um cidadão honesto. Meu Presidente!!!

Mas que foi um show o encontro dos dois, lá isso foi.

SHOW DE BOLA!!!

MAGELA E AS ELEIÇÕES

O candidato ao governo do Distrito Federal bem que devia aprender um pouco de civismo e temperança com os seus companheiros do PT.
Utilizando uma tática antiga, e já descartada pela maioria, aparece com a história de que a eleição no DF foi fraudada.
Coisa antiga e rançosa, não indica bom caráter e moral para esse tal de Magela.

SE TOCA, MAGELA!!!
GUGA, A OPERAÇÃO E A VONTADE QUE SUMIU

Ninguém deve ter dúvidas das dificuldades que um atleta, notadamente de ponta como é o Guga, passa depois de uma operação delicada como aquela a que ele foi submetido.

Para um cidadão normal, sem a necessidade de competir em alto nível, contra adversários interessados em conseguir posições (e dinheiro, muito!!!) dentro do ranking, isso não teria maiores consequências.

Mas o Guga é o nosso campeão. Já foi primeiro do ranking e conquistou platéias do mundo inteiro. Ele sabe disso e tal fato aumenta sua responsabilidade. Posição complicada a do rapaz!!!

Explicado o que acho do assunto da operação, prá mim, o que me parece mais chato é sentir o Guga sem aquela vontade de se exigir um pouco mais. As vezes penso que ele está nesses torneios muito mais para faturar os seus necessários dólares, do que para tentar ganhar os seus jogos. Não vejo nele aquela centelha do competidor, aquele correr atrás de todos os pontos, que antigamente habitava o nosso campeão. Parece faltar a vontade de vencer; o cara tem jogado, aparentemente, de forma burocrática.

É fácil falar de fora, não dá para saber o que se passa no corpo do atleta, por isso o assunto merece ser considerado e o Guga respeitado. Vamos torcer para que na temporada que vem ele chegue inteiro e nos devolva aquele Guga que nos conhecemos.

GUGA; QUE A VONTADE RETORNE A SUA VIDA!!!

segunda-feira, outubro 28, 2002

EMOÇÕES, LEMBRANÇAS E COMPROMISSOS

O resultado da eleição para Presidente da República trouxe-me algumas lembranças e algumas emoções que eu não imaginava que teria.

Embora morando no Sul Maravilha (ver Henfil) minha família (ascendente) é toda nordestina , mais precisamente cearense. Pelo menos quatro gerações, antes de mim, nasceram e viveram por lá. Na verdade a grande maioria da família ainda está por lá.

Durante muito tempo fui gozado por amigos pelo fato de dizer, sempre, que o verdadeiro Brasil estava por lá, praquelas bandas. Embora a globalização e a comunicação tenham diminuído, quase acabado, com as diferenças entre os diversos cantos desse nosso Pais, praticamente acabando com as culturas e costumes regionais, ainda acho que por lá o Brasil é mais Brasil. Por essa minha defesa do meu Nordeste era sempre gozado e chamado de pau-de-arara, carinhosamente e na base da brincadeira, mas era.

Essas lembranças e emoções contidas, vieram a tona com a eleição do LULA e a história de sua vida, contada e cantada em prosa e verso pelos órgãos de comunicação, função da sua vitória. Lembrei-me de que eu, embora vivendo quase toda a minha vida no Rio, sou originariamente nordestino. Emocionou-me mais o fato de que o LULA veio para São Paulo, com uma mão na frente e outra atrás, pobre e sem instrução. Chegar aonde chegou, as lutas que teve pela frente, as dificuldades que enfrentou, comovem e enaltecem sua trajetória. Em tempo: não votei nele, nem nessa e nem em outra qualquer eleição, o que me deixa inteiramente a vontade para render essa homenagem ao homem LULA.

Torço fervorosamente para o governo LULA dar certo. Acredito que ele possa atender os aspectos sociais que o governo que sai (votei as duas vezes no FH) não conseguiu atingir. Preocupa-me a enorme quantidade de compromissos assumidos pelo LULA, mas imagino que ele deverá ter a saída para esse labirinto de promessas de campanha em que ele entrou. Espero, também fervorosamente, que os pontos importantíssimos obtidos pelo governo que se retira sejam mantidos. Não entendo a necessidade medíocre e excludente de desfazer o que existe por pura diferença ideológica. Não vejo isso nesse LULA que venceu as eleições. Compromissos a cumprir são muitos; boa sorte Presidente!!!

BOLA PRÁ FRENTE, PRESIDENTE LULA!!!
Deu no JB (28/10/02)

SÓ VENDO

Artistas e arquitetos do Rio estão ansiosos para ver a maquete do projeto do francês Jean Nouvel para a filial do Guggenheim, no Cais do Porto. Enquanto isso não acontece, eles reagem com perplexidade às informações e imagens divulgadas pela prefeitura. Não estão entendendo, por exemplo, a idéia de se fazer um buraco para enterrar uma floresta debaixo do mar. Da mesma forma, estranharam o fato de as artes contemporâneas brasileiras não ocuparem o mesmo espaço de exposição destinado às demais. E, sim, uma sala à parte, tipo gueto, dizem. Para não perder o bom humor já apelidaram a torre do museu de Gasômetro 2.

Nota minha: também não gostei. Pareceu-me fora de proporção. Como disse outro colega, parece que o Jean Nouvel, preocupado que sua obra passasse desapercebida, exagerou.
Exagero, também, o valor da obra: 800 milhões de reais.


SÓ VENDO, MESMO!!!

EMOÇÃO POUCA É BOBAGEM!!!

Naturalmente, sem que isso me preocupe ou pareça inexplicável, cada vez que eu vejo as notícias sobre a eleição do Lula fico emocionadissimo.
Creio que mesmo que eu fosse eleitor do Lula não ficaria mais tomado pela emoção.
Tenho as maiores esperanças de que o cara vai fazer um tremendo governo. Uma coisa é certa: o que aconteceu foi um passo histórico, que tem tudo para mudar os rumos da nossa política e da Nação.

VAMOS AO TRABALHO!!!
LULA E O PT; O PARTIDO E O HOMEM

Não pretendo ser um analista de qualquer coisa. Não me considero gabaritado para julgar coisa alguma. Apenas quero ser, quero me dar ao “trabalho” de ser um Observador.
Nem tão atento como deveria ser o tempo todo, para isso não tenho nem paciência nem tempo ou “saco”, nem me colocando como um “patrulheiro ideológico”, o que tanto critico.
Ao longo da minha vida aprendi a ter a capacidade de mudar meus conceitos e, até mesmo, as minhas “verdades” sempre que estivesse convencido dessa necessidade. Já fui, por isso mesmo, muito criticado por amigos, parentes e conhecidos, que reclamam das minhas mudanças. Não me preocupo com isso; aprendi com meu professor de filosofia, que já se foi, que a chamada Volubilidade ao contrário de ser uma fraqueza é, verdadeiramente, uma força. Como ainda diria meu professor, todo ser convicto é, na realidade, um prisioneiro. Esse, o prisioneiro, não sou eu, não quero ser esse “cara”.

Mas, pergunto-me eu, pra que essa arengação toda, acima colocada?
Aí é que entram o Lula e o PT; o Partido e o Homem.

Nas minhas “arrogantes” incursões pelo/durante período eleitoral, sempre manifestei minha apreensão pelo resultado das eleições, pelas “abrangentes” associações feitas pelo PT e o Lula para chegar ao Poder. Estranhei, e continuo estranhando, como conseguirá o Presidente eleito conciliar as “cumplicidades” assumidas com figuras tão heterogêneas e distantes do PT?

No entanto, em grande parte envolvido pelo clima de intensa emoção que culminou com a eleição do Luis Inácio LULA da Silva, parei para pensar e “analisar” os resultados e cheguei a algumas “conclusões”:

1- Na verdade o PT não se saiu bem nas eleições para Governador. Nos diversos estados do Brasil teve apenas três eleitos, em unidades de pouco peso político;
2- Perdeu um espaço político consolidado, no Rio Grande do Sul, abalando a força do partido e mostrando suas fraquezas do ponto de vista administrativo;
3- Enquanto isso o LULA, transcendendo o PT, teve essa estrondosa votação, mostrando que hoje ele é a grande esperança brasileira, independente do próprio partido.

Ou seja, embora seja difícil dissociar o LULA do PT e vice-versa, a minha apreensão com o radicalismo do partido, expressa inúmeras vezes nas minhas observações, está rigorosamente abrandada pelo imenso compromisso que o Presidente eleito tem com a enorme massa de votantes que o levou ao cargo.

Já escrevi várias vezes que temos de apostar e torcer para que tudo dê certo; nesse momento, agora enquanto escrevo, cheio de emoção e esperança, tenho certeza de que dará certo. Parabéns meu Presidente!!!

LULA PRESIDENTE; PARABÉNS!!! SEJA FELIZ E NOS FAÇA FELIZES!!!