segunda-feira, agosto 02, 2004

PALAIS DE TOKYO
Essa foi mais uma dica dada pelo meu filho Bruno. Meio desconhecido para os turistas convencionais e que vão pra ver os símbolos da cidade, o Palais de Tokyo é pouco divulgado para o “consumidor” normal.
Mas pra quem gosta de arte contemporânea é um show!
Utilizando uma das típicas construções parisienses, uma edificação, pra mim, do jeitão do Palais de Chaillot (que fica próximo), fizeram uma “reforma” interna, deixando muitos espaços “no osso”, onde são feitas exposições e instalações de obras bem diferentes das mostradas nos tradicionais , e maravilhosos, museus parisienses.

PARIS2004-PTokyoEntrada.jpgPARIS2004-PTokyoAcessoExpo.jpg
Entrada e Acesso ao Salão de Exposições

Incríveis os imensos e limpos pés direitos, os amplíssimos espaços, quase sem definição ou caracterização, paredes sem tratamentos especiais, e aproveitamento inusitado dos vãos resultantes. Um deles, sob uma escadaria que dá acesso ao pavimento superior, foi aproveitado para a instalação de uma escultura dinâmica, digamos assim, e ficou muito interessante. Usando termos atuais e na moda, espaços interativos (eita!!!)

PARIS2004-PTokyoPainel.jpgPARIS2004-PTokyoSalao1.jpg
A tal escultura dinâmica e outras obras

Lá no Palais de Tokyo, fiquei pensando nos meus amigos artistas e blogueiros, Stickel, Dudi, Alberto Lima, Cláudio Boczon, expondo suas obras em tal espaço.
Enfim, pra quem pensa em uma visita diferente em Paris, aqui vai o endereço:
Avenue du President Wilson, 35 (Próximo ao Trocadero).

PARIS2004-PTokyoSalao2.jpgPARIS2004-PTokyoSalao3.jpg
Outros aspectos. Dá pra sentir a variedade de obras expostas.

RECOMENDADO PRA QUEM GOSTA DE ARTE CONTEMPORÂNEA!
ps: eu, por exemplo!

domingo, agosto 01, 2004

PARIS E...PARIS
Considero como necessária uma visita, pelo menos pra dizer que não gostou, do turista a La Defense / La Grande Arché.
Final da linha 1 do metrô, mostra uma Paris totalmente diferente, com seus prédios moderníssimos, a famosa Esplanade de La Defense, contrariando tudo aquilo que é divulgado nos “anúncios” da Paris para turistas.
Impressiona pela dimensão dos prédios, pela sua total contemporaneidade e ,sobretudo, pelo respeito que tiveram os locais, autoridades e moradores, em não “brigar”, inútil e grosseiramente, com esse verdadeiro monumento de tradição e cultura, que é a Paris tradicional.

PARIS2004-Defense308web.jpgPARIS2004-Defense299web.jpg
Estação Defense e Prédios locais.

PARIS2004-Defense303web.jpgPARIS2004-Defense300web.jpg
Outros Prédios e Escadaria para a Grande Arché (enorme prédio comercial)

Pessoalmente, apesar da imponência e qualidade dos modernos edifícios, da monumentalidade chocante da Grande Arché, coisas facilmente assimiláveis pela minha cabeça de arquiteto,sou, muito mais, imbativelmente, aquela Paris que fica além do Sena e antes da Pont de Neully.

PARIS2004-Defense302web.jpg
Vista da esplanada da Defense, para o Arco do Triunfo (no fundo, ao centro)

AQUELA, É PARIS!!!