sexta-feira, março 14, 2003

MST
Como diz o velho ditado:
“Quem pariu Mateus, que trate de cria-lo”, ou coisa parecida.
Os caras estão se achando; estão mandando, tem um companheiro no comando, aproveitam-se da imensa massa de manobra, que são os enganados e verdadeiros sem teto, e fazem essa cagada toda que todo mundo vê!
Já estão até se matando, plantando soja transgênica e outras coisas mais!!!
PROBLEMA SEU, COMPANHEIRO LULA!!!

quinta-feira, março 13, 2003

GUGA DE NOVO
Encaçapou o argentino Calleri (sempre é bom encaçapar um hermano platino, ora se é!!!) e vai para as quartas de final.
Parece que está tomando o rumo antigo.
BELEZA, GUGA!!!
LAMÚRIAS DE ARQUITETO!!!
-Final de obra;
-Obra grande, gastos enormes;
-Cliente vendo a grana saindo, mais do que imaginava;
-Arquiteto autor do Projeto e Construtor, em crise;
-Eu, no meio, tentando conciliar (represento o Arquiteto e sou amigo do Construtor);
-Nesse fase final , os progressos não são tão nítidos, os clientes(leigos), não conseguem sentir a evolução da obra; sentem, sim, a grana encolhendo;
-Consola (se é que isso acontece!!!) saber que “a história se repete”: não conheço obra residencial em que o final não seja desgastante. Consola, mais ainda: a certeza de que passada a tempestade, recuperada a paz abalada pelos gastos/desgastes, todos vão ficar felizes. Obra linda, execução de primeira, projeto de primeira, clientes satisfeitos.
O resto, essas situações atuais, vão virar história, coisa para os jantares e reuniões de finais de semana.
ESTAREI SENDO OTIMISTA???

FUTEBOL PAULISTA

JUSTIÇA AO SÃO PAULO
Dá gosto ver o time do São Paulo jogar. Depois da belíssima apresentação contra a Santista, quando fez 5x0, jogou só pra constar e está nas finais do campeonato paulista.
Até hoje não me conformo com a desclassificação do time das finais do Brasileiro. Foi o melhor time da competição e, graças a um regulamento capenga, ficou fora da final.
AGORA VAMOS ÀS FINAIS!!!

FUTEBOL CARIOCA

SEMI-FINAIS:
FLA x FLU, grande clássico de sempre!!!
VASCO x AMERICANO (é isso mesmo!!!)
O Vasco já se garantiu (eca!!!); agora é torcer pro Mengão vencer o Flu para ir a final.
DA-LHE MENGÃO!!!

quarta-feira, março 12, 2003

JABOR, SEMPRE!!!
Ler o Jabor, sempre, é uma das minhas "obrigações". A crônica dele, nessa semana, no O Globo, arrebenta. Fala sobre a tal da felicidade, essa coisa cada vez mais distante, que temos a obrigação de perseguir, dizem todos.
Apenas o trecho inicial, para induzir os interessados.

A depressão nos salva da alegria de mercado

A depressão não é comercial”, me disse uma bichinha chorando, um costureiro à beira do suicídio que tinha de sorrir sempre, para as freguesas, para as fotos, senão perdia a clientela e a fama. Por acaso, no mesmo dia, fui ver “As horas” — baseado na vida e nos textos de Virginia Woolf, a grande escritora suicida — filme onde correm paralelas três fases da infelicidade da mulher nos últimos 100 anos: a depressão pós-vitoriana, a depressão dos anos 50 e a depressão de hoje.
O filme é ótimo e, além disso, achei uma delícia me banhar na tristeza sem salvação, num mergulho mortal no mundo do desespero, para contrabalançar um pouco a obrigação de ser feliz que nos enfiaram na alma.
Hoje, é proibido sofrer. Temos é de “funcionar”, temos de rir, de gozar, de ser belos, magros, chiques, tesudos, em suma, temos de ser uma mímica dos produtos de “qualidade total”. Para isso, há o Prozac, o Viagra, o Xenical, os uppers e downers ; senão, nos encostam como arcaicos, depreciados como um velho liquidificador
.

FELIZES, NEM QUE SEJA A FORÇA!!!
GUGA
Na verdade o cara não tem jogado como antigamente. Uma operação braba, a falta de ritmo daí decorrente e outras circunstâncias, fazem com que o Guga tenha tido muito trabalho pra voltar a ser um Top 10.
Isso nas quadras, porque em outro campo, o da solidariedade e da capacidade humana de ajudar o próximo, ele é líder!!! Maravilha!!!
Recorte de uma notícia por mim colhida em minhas andanças internéticas, segue para mostrar quem é o HOMEM Gustavo Kuerten.

Guga fora das quadras

Em silêncio, mas com firmeza, Guga faz fora das quadras de tênis um trabalho assistencial considerável. A Fundação Gustavo Kuerten, que instituiu e é presidida pela mãe, Alice, já atende 785 crianças carentes em três diferentes projetos esportivos em Florianópolis, sua terra natal. Além disso, a Fundação apóia 44 projetos de outras instituições ligadas a portadores de deficiências, dando assessoria às respectivas instituições durante um ano e beneficiando cerca de 6.000 pessoas.

Alice Kuerten, que é assistente social, supervisiona pessoalmente o trabalho de assessoria.

Os Kuerten têm interesse especial em portadores de deficiências. Guilherme, um dos dois irmãos de Guga, é portador de paralisia cerebral.


PARABÉNS, GUGA!!! VOCÊ É 10!!!
p.s. : eu já havia escrito o texto acima, quando o Guga derrotou o Roger Federer e mostrou que, torçamos muito, está voltando ao seu lugar. Dá-lhe, Guga!
MEUS FILHOS, MINHAS FILHAS
Do blog da minha filha mais velha Muie do Mei do Mato, tirei o seguinte relato sobre os irmãos, Meus Filhos, Minhas Filhas.
Lendo o que ela escreveu, tenho a certeza de que tenho filhos maravilhosos, e que eles se amam e se respeitam. Mais do que isso: tenho a certeza de que sou um bom pai!

Meus irmãos.

Tenho três.
Um da mesma mãe e mesmo pai, o Bruno.
Mora em São Paulo, é fotógrafo e faz 36 em abril. Ele está na Europa. Resolveu viajar com a mulher Mariah agora, prestes a estourar a guerra do Busho.
Mas com tantos atrasos acho que ele vai conseguir voltar antes do começo. Ele chega dia 23.
Dia 17 era a última data pra começar a guerra. Coincidentemente, eu faço três anos de casada nesse mesmo dia. Strangers in the night!
Mas parece que não vai mais rolar...

Tenho a Nanda, filha do meu pai com outra mãe. Ela tem 18 anos.
Hoje fiquei sabendo que ela falou pro meu pai no domingo que nem é a fim de ter filhos, nem de casar.
Essa Nanda é tão moderna, adoro o estilo dela.
Ela é toda diferente. Sempre foi.
Tenho a Marcela, filha do meu pai, com a mesma mãe da Nanda, tem 17 anos.
É uma pilha só. Ela vem pra casa do meu pai de vez em quando pra descontar o que não pode fazer no Rio.
Ela pinta e borda, com as amigas.
Não tem nada a ver com a Nanda.
A Nanda é na dela, introspectiva, intelectual.
A Marcela e extrovertida, praticamente uma promoter.


EU AMO ESSES MEUS FILHOS!!!

terça-feira, março 11, 2003

NO C. DOS OUTROS, É REFRESCO!!!
Agora a prefeita Martaxa, de S.P., desafia o repórter Chico Pinheiro, reclama das cobranças, das greves,fica ranzinza. Como disse o repórter: estava destemperada!!!;
Agora o Governo diz que as atitudes (ops!) do MST são anti-democráticas!!!. E as invasões continuam!!!
Agora os unidissimos petistas Mercadante e Genoino duelam suas vaidades!!! Os companheiros vão tentar apaziguar!!!
Até agora um governo que dizia que sabia tudo de que o povo precisava (por isso esperou 14 anos), não fez coisa alguma!!!
Até quando, gente boa!!!
REPITO: NO DOS OUTROS, É REFRESCO!!!
CHUVAS, RAIOS E MODEMS QUEIMADOS
Fim de semana arrasador; quatro máquinas, aqui em casa, quatro modems arrasados!
Ocorre que aqui na Serra, mais precisamente em Petrópolis, mais localizasamente em Correas, a energia que a CERJ nos fornece é lamentável. Os transformadores das redondezas vivem pifando, dando tremendos piques na energia e, nesse sábado, após quatro cacetadas na luz, desligou tudo e mandou pro espaço todos os modems que tínhamos em casa. Eu, minha mulher, minha filha e meu genro, que usamos abundantemente o micro e a Internet, ficamos quase órfãos!
Hoje, 2a feira dia 10, “morremos” em 300 pratas, para comprarmos os 4 modems novos, que esperamos nos sejam ressarcidos pela concessionária.
Agora, noite de 2a feira, vou mais é desligar essa porra do computador, pois recomeçou a chover e, de repente, vem outro pique de energia e tome prejuízo!
DOCE VIDA DA ROÇA!!!
ARQUITETURA E OBSERVAÇÕES
Lendo hoje (07/03) o imperdível Catarro Verde, vi as observações do Serjones sobre a vocação, insuspeitada, descoberta para as “belas formas da cobertura desproporcional e inadequada à Praça do Patriarca- SP”, projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.
Parece que os mendigos e desocupados ocuparam o espaço, mostrando que “ao interferir com arrogância no espaço a forma encontrou a sua função”, ainda segundo o Serjones.
Esse exagero arquitetônico, somado a outros já praticados pelos arquitetos, tem se repetido quando somos chamados a interferir/interagir em espaços públicos. Levados pela pretensão, vaidade, ou arrogância, talvez até pela falta de atenção, acabamos produzindo “coisas” que os leigos e circunstantes não conseguem entender.
Profissão de difícil digestão pelo grande público, muitas vezes ( infelizmente!) considerado como um profissional supérfluo, que costuma encarecer as obras (dizem outros), deveríamos voltar nossa atenção para sentir o que os demais dizem e pensam, deveriamos simplificar, “caindo na real”.
É duro constatar isso, mas as vezes nós, arquitetos, cavamos a nossa própria sepultura!
COMO NA VIDA, AS COISAS SIMPLES, ESSAS SIM, SÃO AS ESSENCIAIS!!!

segunda-feira, março 10, 2003

LULA VENCE, TAMBÉM, O CARNAVAL CARIOCA!!!
Com a vitória da Beija-Flor, ficou clara a vitória do efeito Lula, também no Carnaval Carioca!
Um pouco chegado a um puxa-saquismo (pouco???), do pouco que vi nem gostei tanto. Mas, como o povo esta ligadão no Tal Fome Zero, e os jurados sempre fazem uma média metida a politicamente correta, levou a Beija-Flor.
Gostei mais, embora tenha visto pouco, da Mangueira.
Pena o Salgueiro! Perdeu uns pontos bestas, mas apresentou um carnaval menos comprometido e mais solto. Torço pelo Salgueiro, sempre!!!
QUEM SABE, ANO QUE VEM PRESTO ATENÇÃO!!!