sexta-feira, dezembro 20, 2002

ARQUITETURA MAL TRATADA

Como arquiteto que sou, fico bastante “tomado” quando vejo críticas ao trabalho dos colegas. Penso sempre que as coisas dos projetos não acontecem apenas pela nossa vontade. Outras ingerências funcionam/desfuncionam e o que pretendemos, muitas vezes, não acontece na, digamos, vida real.

Isso não me impede de ver os feitos dos coleguinhas, dentro da minha ótica pessoal, e acha~los bons, ruins, uma merda e por aí vai. E tem de tudo!!! Por isso mesmo, sempre dou o benefício da dúvida quando não gosto. Apesar de que muita, muita mesmo, merda esteja sendo obrada, sei lá!!! Prefiro ficar meio na encolha. Falo, meto a porrada, mas deixo uma eventual brecha para, caso seja, as explicações. Isso, espero, vale para o meu trabalho também.

Ultimamente tenho visto em vários sites / blogs, muita porrada para o trabalho dos arquitetos, notadamente em São Paulo. E o couro tá comendo em cima de figurões, tipo Paulo Mendes da Rocha, Rui Ohtake e outros. A crítica maior é sobre o fato de que os profissionais estão mais preocupados com o próprio umbigo do que com o usuário, aquele a quem deveria se destinar a obra feita. Ou seja: fazendo obras “purepatêleburjuá”, como diriam os mais letrados. Pior, pelo menos pra mim: concordo, plenamente!!!
Pretendo voltar ao assunto, proximamente.

VAMOS SIMPLIFICAR, COLEGUINHAS!!!

Nenhum comentário: