terça-feira, novembro 26, 2002

SÃO PAULO / MOTOBOYS

Outra horda que se intitula como atividade profissional alternativa e precisa ser disciplinada. Imensamente necessária numa cidade como São Paulo, de trânsito intenso e lento, os motoboys prestam um serviço quase obrigatório para quem precisa de entregas rápidas e a tempo.
Apesar disso, e do número espantoso desses mensageiros (calcula-se em torno de 120 mil na cidade de São Paulo), o serviço ainda não conseguiu ser disciplinado dando uma forma reconhecida e aceita pelo cidadão, notadamente o motorista, que é afrontado a todo momento pelos motoboys. Pela necessidade de cumprir tarefas e prazos quase desumanos, os “manos” fazem coisas incríveis, colocando em risco, a todo o momento, eles próprios e quem esteja por perto.
Conseguem ainda servir de cobertura (indireta, que seja) a motoqueiros bandidos que se infiltram e praticam assaltos a motoristas menos precavidos.
Cumpre ressaltar a perícia incrível da maioria dos motoboys, quase pilotos suicidas, no meio do trânsito. Uma campanha de educação cuidadosa com eles, o cadastramento e, quem sabe, uniformização e identificação dos “caras”, qualificaria a categoria e a tornaria reconhecida pelo restante da população.
Por enquanto, apesar da sua necessidade e da existência de muitos bons profissionais, mais parece uma HORDA DESORDENADA.

MOTOBOYS, HORDA ATÉ QUANDO!!!
Impressões de um carioca que ama São Paulo

Nenhum comentário: