segunda-feira, novembro 25, 2002

SÃO PAULO E AS NOVAS HORDAS

Morei em São Paulo por três anos e meio (1998 até meados de 2001) quando mudei-me de volta para o Rio, mais precisamente para Correas/Petrópolis, na Serra Carioca.

Fui para São Paulo de vontade própria, numa idade em que já devia estar acomodado e quieto no meu canto no Leblon. Ajudou a minha vontade de ir para Sampa o fato de lá estarem morando os meus filhos mais velhos.

Adaptei-me muito bem a cidade, seus costumes e jeitos, sua maneira muito peculiar de “triturar” o idioma português, seu trânsito indescritível e outras coisa locais. Adaptar-me bem é quase um eufemismo: ADOREI A CIDADE!!!

Em minhas observações de novo morador da cidade, um lance que me chamou a atenção foi a crescente e poderosa criação das NOVAS HORDAS paulistanas:

- OS CAMELÔS
- OS MOTO-BOYS
- OS SEM-TETO
- OS MOTORISTAS DE ONIBUS


Poderosas e incontroladas, cada vez maiores, elas não eram ( e parecem não serão nunca mais!!!) passíveis de serem ordenadas ou dirigidas. Mandam em tudo, cagam e andam para as autoridades e atrapalham a vida da cidade. De fato, nada contra a sua (delas, hordas) existência, mas que a Prefeitura, o Estado, sei lá qual autoridade, precisa dar um jeito naquilo, lá isso precisa.

O pior é que como essa enorme massa significa um contingente considerável de votos, não há político que não se aproveite disso e dificulte o trabalho das autoridades que se disponham a dar atenção ao assunto.

SÃO PAULO: CIDADE SITIADA!!!

P.S. Voltarei ao assunto

Nenhum comentário: