domingo, novembro 10, 2002

CÃES E GATOS; CORDOTOMIA(!!!???)

Fazendo a minha viagem matinal pela Internet encontrei no UOL uma chamada falando de operações que estão sendo feitas, em cães e gatos, uma tal de cordotomia, que "desliga" parte das cordas vocais de cães e gatos, para evitar latidos e miados estridentes. O animal operado passa a produzir um som mais suave, uma espécie de latido ou miado sussurrado, como diz o texto (leiam mais no UOL desse domingo 10 de novembro).

Dizendo, o texto, que a operação já é adotada em vários paises do mundo e proibida em outros, apresenta a palavra de um veterinário, Mauro Anselmo Alves, 41, que em um ano chega a fazer cerca de 200 cirurgias do gênero*. O efeito "silenciador" é obtido com pequenas incisões sobre as cordas vocais, depois cauterizadas. A operação dura 15 minutos e exige anestesia geral, completa o veterinário ( oops???).

O artigo, escrito por Roberto Oliveira, aborda opiniões de outros veterinários e proprietários de cães, apresentando os prós e os contras para essa mutilação(o destaque é meu).

Proprietários de cães aparecem com alegações do tipo:
"Não tive outra alternativa. Ela estava me enlouquecendo, eu passava as madrugadas em claro", lembra a aposentada Josemair Mouth Brantes, 50, dona da shih tzu Thifany, 4. "Foi um alívio. Sem a cirurgia, não sei o que faria." Segundo a dona, depois da retirada das cordas vocais, Thifany foi "melhor aceita" entre as companheiras de apartamento, a poodle Úrsula, 3, e a chihuahua Matilde, 4. "Agora que não fica mais latindo à toa, está mais sociável"**.

Profissionais dizem:
O veterinário Jefferson Garotti, 35, acha que a cirurgia só traz benefícios ao dono, não ao bicho. "O animal não tem culpa de morar num apartamento, de ficar boa parte do tempo sozinho e de latir para manifestar descontentamento, solidão ou aproximação de estranhos", critica. "Se você mora num apartamento pequeno e não tem tempo para se dedicar ao animal, não tenha bicho."****

Na opinião de Garotti, o fato de o animal não sofrer por causa da anestesia não justifica a cirurgia. "E os efeitos psicológicos? Imagine um animal que não consegue ouvir a própria voz. Ele tende a ficar deprimido e a sentir-se excluído", acredita.

A veterinária Maria Cecília Teixeira, 31, que retirou as cordas vocais de duas das suas três schnauzer, não concorda. "Nós vivíamos num apartamento e, ao contrário de Aninha, 5, uma schnauzer que crio desde pequenina, as outras duas chegaram do canil com 11 meses de idade e viciadas em latir", lembra. Se não fizesse a cirurgia, teria que me desfazer das cachorras", diz Maria Cecília, que hoje mora num sítio e convive com 18 cães.***

Pegy, 4, e Lua, 3, não sofreram alteração de comportamento, mas a veterinária diz que, ainda assim, a medida só deve ser tomada em última instância. "Elas estão saudáveis e felizes e eu prefiro ter meus cachorros quietos do que me desfazer deles."


Né por nada não, mas acho que essa aposentada deveria levar porrada, e essa veterinária de merda deveria ter a sua licença médica cassada; afinal de contas, que porra de gente é essa??? Só pensam em sua comodidade e depois aprecem com essas alegações tipo "melhor aceita" entre as companheiras de apartamento, ou "Elas estão saudáveis e felizes e eu prefiro ter meus cachorros quietos do que me desfazer deles."

Hitler continua fazendo adeptos!!!

Em tempo:
1-temos aqui em casa cinco cães;
2- acho, pessoalmente, um saco o latido de cães que, em determinadas ocasiões, incomoda de fato.
Mas, nem por isso, pensaria numa barbaridade dessas. Se você está incomodado com o latido dos seus cães, ou os do vizinho, chegue perto dos seus animais e procure saber porque estão latindo, acalme-os, ou não os tenha.

*deve estar ganhando uma boa grana com isso!!!
**já pensou ser vizinha dessa aposentada???
***nem ao meu inimigo recomendaria essa bosta dessa veterinária!!!
****Parabéns Garotti!!!


RAÇA HUMANA; NOSSA!!!


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabenizo o Dr. Jefferson pela firmeza que posiciona quanto a essa operação nos animais, demonstra ser profissional extremamente competente e sensível. Já quanto a Dra. Maria Cecilia é lamentável o seu posicionamento pois ao invés de verificar a razão do latido procura do ditado popular "cortar o mal pela raiz", vejo que não deve ter aprendido nada em seu curso, imagina se fosse ela pediatra ou geriatra o que poderia fazer com crianças e idosos.