terça-feira, julho 06, 2004

REAIS, EUROS E DINHEIROS
OU : PRA MELHOR CURTIR SUA VIAGEM.
Uma das maiores bobagens que o viajante pode fazer é raciocinar em termos de dinheiro da origem. Aquele da sua terra. O nosso real, por exemplo.

Explico-me melhor:
Você sai do Brasil, vive e gasta em reais, e viaja. Chega em qualquer lugar do mundo, eta mundão grandão!!!, e troca a sua grana pela moeda local. Ou já levou, normalmente, trocada.
Digamos, nosso caso, reais por euros. Cada valorizadissimo euro, vale por volta de 3,6 dessa nossa pobre moeda, pretensiosamente chamada de real. E lá vamos nós. Chegamos ao nosso destino e começamos a ver os preços, fazendo contas de conversão, comparando; tudo caro, caríssimo.
Se continuarmos a fazer cálculos mentais, a cada gasto, pra saber quanto gastamos em reais, lá se vai a viagem pro cacete.
Se toque, amigo! Caia na real, melhor dizendo, no euro!

Sugestão: pense sempre que você tem em mão um “dinheiro”; seja ele qual for. Dólar, Euro, Franco, Libra, Yen, Pesos, etc.. E gaste o que puder, desse “dinheiro” que você tem, sem desgastes maiores e sem pudores. Ai, camaradinha, sua viagem vai ficar legal. Caso contrário, quer saber, desista da viagem e fique em sua terrinha gastando os seus nobres reais e sonhando com a viagem.

Tem mais, isso se presta pra cima e pra baixo, claro. Isso porque, se você viajar pra Buenos Aires, pode achar que está rico; e não é verdade. É um problema momentâneo, apenas. Em Buenos Aires, pense e raciocine em Pesos. Ache caro, na moeda local, ache barato no “dinheiro” que você tem em mãos.

Só pra ilustrar, no caso de Paris, na prática as coisas custam a mesma quantidade de “dinheiro” que aqui. Por exemplo: uma passagem do metrô que aqui custa R$1,qualquer coisa, custa por lá 1,4 euros. Sacou a manha do “dinheiro”? Mais ou menos “1,4 dinheiros”, lá como cá.
Um jantarzinho decente, com um vinhozinho e sobremesa, sem exageros, pode sair aqui (Brasil), por uns 50 / 60 reais; lá (Paris), mais ou menos a mesma coisa, em euros. Lá como cá, 50 / 60 “dinheiros”.
Hotel, o que ficamos, uns 220 “dinheiros” (Façam as contas, s´il vous plait!)

Conclusão: sem medo de errar, em Paris as coisas, parecidas, custam, aproximadamente, até quatro vezes mais do que aqui.

“DINHEIRO”, MOEDA TRANQUILIZADORA!!!