terça-feira, dezembro 10, 2002

RACISMO NO FUTEBOL

É a nova onda no futebol!!! Os jornalistas e críticos que vivem do futebol descobriram esse nova filão de patrulhamento para discutir o assunto.
Na verdade, cada vez fica mais difícil não ser afro-brasileiro na nossa terra. Se um afro-brasileiro chamar um branco de "branquelo azedo" não será chingamento ou coisa parecida. Mas...se for ao contrário, preparemo-nos para as represálias.

Pensem no seguinte acontecimento:

Jogador jovem, branco e de boa aparência,garoto ainda, entra em campo para jogar uma partida de futebol de primeiro time.
Do lado de lá, já tarimbados e calejados pelas disputas, jogadores mais velhos, alguns com um certo nome, a maioria de cor negra.
Começa o jogo e o "branquelo" começa a mostrar que joga muita bola. Um drible aqui, uma jogada desconcertante acolá, lá vai o menino dando conta do recado.
Temos que parar esse cara, pensam os tarimbados "craques"!!! Que tal dar uma "sugesta" nesse babaca?
Na primeira jogada seguinte ele chega "junto"(eufemismo destinado a dizer que ele deu uma entrada dura) e paga falando: "na próxima, vou te rebentar".
Só que o "branquelo", além de jogar muita bola, também é abusado. Dai, responde: "sai prá lá, crioulo grosso, macaco".


Por aqui, paro. O que inventei acima, inventei, deixo bem claro, com certeza ocorre toda a hora nos nossos campos de futebol.
Não quero dizer que seja o que ocorreu com o Diego (ele parece ser meio abusado, mesmo), mas que parece demais, lá isso parece!!!

Acho que os reporteres e críticos devem deixar que os assuntos do campo, sejam por lá resolvidos. Eles, que são brancos, e pretos, que se entendam. Quando tudo acaba, nós podemos encontra-los, os jogadores, seja lá de que cor forem, reunidos, batendo papos gostosos nas melhores casa noturnas do País.

BRANQUELOS E NEGÕES, UNIDOS VENCERÃO!!!

Nenhum comentário: