segunda-feira, fevereiro 03, 2003

GUGGENHEIM – MUSEU OU SARNA PRÁ SE COÇAR
O Guggenheim, ou seja o Gugg Rio, na sua concepção, antes mesmo de nascer, já virou polêmica. Muita grana, o projeto não tem nada a ver, o dinheiro poderia ser gasto em outras obras mais essenciais, até recurso ao Lula neguinho já ta querendo mandar. Leio, observo como arquiteto, contribuinte, morador do Rio e está difícil de chegar a um veredito.
A última contribuição, do time do contra, foi um estudo elaborado pela museóloga Maria de Lourdes Parreira e a historiadora paulista Maria Inez Turazzi, bem montado, aparentemente bem estudado, mas com o ranço claro de ser feito para demolir a idéia, mesmo que ela seja boa. Ainda tem o fato de ter uma paulista no meio, o que sempre pode supor o lance de achar que o Rio não é o melhor lugar, um Museu dessa envergadura será que está no local, geográfico, correto?etc.... Elaboraram, as moças, um estudo de viabilidade, que como todos os estudos dessa natureza, chega aonde a gente pretende. Seja para aprovar, seja para desaprovar. Certamente o estudo do César Maia provará, exatamente, o contrário.

Minhas primeiras impressões são apenas do arquiteto que sou. Elas me “indicam” o seguinte:
NÃO ACHO O PROJETO ADEQUADO, NEM GOSTO DO ASPECTO FORMAL DO BICHO. E, GOSTARIA DE SABER, PORQUE O PROJETO TEM DE SER DE UM GRINGO?
Voltarei ao assunto!!!

Nenhum comentário: