sexta-feira, outubro 18, 2002

RIO, CIDADE SITIADA!!!

Vivi 64 anos da minha vida no Rio de Janeiro.

Desses 64 anos, morei 40 anos no Leblon; bairro maravilhoso, pequeno como todo lugar de se viver deveria ser, eclético como todos gostam, charmoso e encantador. Enfim, um lugar de onde ninguém imaginaria abandonar para morar em outra parte qualquer.

Em 1998, por iniciativa pessoal mudei para São Paulo. Difícil para um carioca imaginar que tal providencia pudesse caber na cabeça de um morador da Zona Sul, notadamente do Leblon. Mas, os últimos cinco anos de permanência no Leblon mostraram-me uma degradação enorme, uma quantidade gigantesca de ocorrências desabonadoras e entristecedoras, um verdadeiro desvirtuamento do bairro. Hordas de pivetes, vagabundos espalhados por todos os cantos, assaltos a luz do dia...CANSEI!!! Resolvi que era hora de experimentar outras paragens.

Como disse, acabei indo para S.P. Lá já viviam, por motivos profissionais, meus filhos, e isso facilitou minha iniciativa. Pois bem, a despeito de toda a violência de que sempre falavam sobre São Paulo, não senti, nem de longe, o temor que atualmente assola os habitantes da outrora Cidade Maravilhosa. Senti-me seguro, sem preocupações no ir e vir, claro que, sempre cuidadoso e atento como ocorre com todo habitante de uma megacidade.

Em 2001, por motivos particulares, onde não existiu qualquer coisa contra São Paulo, cidade que aprendi a gostar e apreciar, mudei-me de novo para o Rio, agora para Petrópolis/Correas, de onde acompanho, com pena e temor, os acontecimento quase diários que martirizam nosso querido Rio de Janeiro.

A bandidagem que começou a ser permitida e instalada no primeiro governo do Brizola, desceu dos morros, invadiu a cidade e, por menos que gostem, manifesta claramente, a cada momento, a força do PODER PARALELO ( ou será o único Poder???).

A uma certa distância, daqui da Serra, preocupado com meus familiares que ainda vivem no Rio (a maioria deles), penso como/se um dia isso poderá ser revertido e nossa cidade poderá voltar a ser um lugar delicioso de se viver como foi até uns 10 a 15 anos atrás.
Será isso possível?
Conseguirei estar presente quando isso acontecer?

No momento, penso como minha filha mais velha: O Rio de Janeiro, de hoje, é uma boa idéia que não deu certo, apenas!!!

QUE PENA RIO DE JANEIRO!!!

Nenhum comentário: